Avançar para o conteúdo principal

Contemplar...A Arte de ser feliz #2 - Respirar e relaxar

Sabia que um simples respirar bem e focar-se no que se passa ao seu redor pode ajudar a relaxar?



A ansiedade é algo que a maioria de nós já experimentou pelo menos uma vez na vida. É o que sentimos quando estamos preocupados, tensos ou com medo - principalmente sobre coisas que estão prestes a acontecer, ou que achamos que podem acontecer no futuro. A ansiedade é uma resposta humana natural quando sentimos que estamos ameaçados e pode ser experimentado através dos nossos pensamentos, sentimentos e sensações físicas.

É particularmente comum sentir alguma ansiedade ao lidar com eventos ou mudanças difíceis, especialmente se estas têm um grande impacto na sua vida. Falar em público, fazer exames e novas responsabilidades no trabalho são também algumas das situações que podem fazer com que até a pessoa mais calma se sinta um pouco nervosa e ansiosa.

Apresento aqui dois exercícios que podem ser úteis no dia a dia para reduzir níveis de ansiedade.



Técnica de Respiração 



As técnicas de respiração estão cientificamente comprovadas que ajudam as pessoas a pensar com mais clareza e a reduzir o stress. A respiração recomendada para relaxar é utilizar uma "respiração diafragmática" profunda, na qual o diafragma tem que se mover para baixo e empurrar o estômago enquanto respira. 

Esta é mais aconselhada do que a respiração pulmonar, que é mais superficial.

Esta técnica de demora apenas alguns minutos, pode ser feita em qualquer lugar e pode fazer parte da sua rotina diária. Pode fazê-lo em pé, sentado numa cadeira que apoie as costas ou deitado numa cama ou tapete de yoga no chão.

Para que funcione melhor:


  • Deixe a sua respiração fluir tão profundamente na sua barriga quanto for confortável, sem forçá-la.
  • Tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
  • Inspire suavemente e regularmente.

Seguindo os princípios acima, tente inspirar contando até 7 e expirar contando até 11. Se você achar que é difícil prolongar a respiração até 11 ou 7, reduza a contagem para 3 e 5 para 5, ou o que melhor lhe convier, desde que a expiração for maior que a inspiração .




"Grounding Technique"




Literalmente significa Técnica para "aterrar". Este é um exercício de cinco etapas que pode ser muito útil durante períodos de ansiedade ou pânico que ajuda a concentrar a atenção no momento em vez de estar a flutuar entre vários pensamentos ansiosos.


Antes de iniciar este exercício, preste atenção à sua respiração. Respirações lentas, profundas e longas podem ajudá-lo a manter uma sensação de calma ou a retornar a um estado mais calmo.

Concentrar-se nos seus 5 sentidos vai ajudar a sua mente a relaxar e a distrair-se um pouco dos pensamentos que estão a fazê-lo sentir ansioso.




Fontes:
www.nhs.uk
www.mind.org.uk
The Art of Self-Care, by Mental Health and Wellbeing Team - Essex County Council