Avançar para o conteúdo principal

Explorando o Reino Unido #5 - Irlanda do Norte...uma beleza natural a explorar

A Irlanda do Norte ocupa cerca de um sexto da ilha da Irlanda e é um dos países pertencentes ao Reino Unido. O acesso à Irlanda do Norte desde Grã-Bretanha (constituída pela Escócia, País de Gales e Inglaterra) é feito pelo estreito Canal do Norte, que tem um ponto de apenas 21 km de largura. O Mar da Irlanda separa a Irlanda do Norte da Inglaterra e do País de Gales a este e sudeste, respectivamente, e o Oceano Atlântico fica a norte. As fronteiras sul e oeste são com a República da Irlanda.
A impressão predominante da paisagem da Irlanda do Norte é de quintas dispersas e isoladas de animais como vacas e ovelhas, com grandes campos de pastagem. A costa tem falésias altas e o interior planícies e florestas. As principais culturas incluem batatas, cevada, trigo e aveia e os nabos são cultivados para alimentar o gado.

A Irlanda do Norte foi também palco de alguns dos grandes cenários da Guerra dos Tronos.
A nossa viagem focou-se mais na parte norte do país, na costa e um pouco de floresta. Esta iniciou-se em Ballycastle, uma pequena vila na costa norte do condado de Artrim, onde ficamos num pequeno apartamento. É uma vila muito típica à beira mar, com uma boa padaria e serviços úteis.
A nossa estadia durou cinco dias e vimos bastantes lugares. Este país é relativamente pequeno e de carro é muito fácil viajar, pois não há portagens e tem boas estradas. Aconselho esta viagem com crianças já em idade escolar, pois há muito para fazer e ver. Alugar um carro é a melhor opção, pois a capital do país fica a cerca de uma hora de ballycastle e da costa norte.
Alguns dos locais que aconselho a visitarem:

A ponte de corda - Carrick-a-Rede Rope Bridge
Iniciamos a primeira paragem na ponte mais famosa da Irlanda do Norte, a Carrick-a-Rede Rope Bridge no Condado de Artrim. A ponte liga o continente à pequena ilha de Carrickarede, mede 20 metros e fica 30 metros acima das rochas do mar. Esta ponte foi erguida pela primeira vez por pescadores de salmão em 1755.


Mussenden Temple
O Mussenden Temple está localizado nos belos arredores de Downhill Demesne, perto de Castlerock, no Condado de Derry. Empoleira-se dramaticamente no topo de um penhasco de 90 metros, acima do Oceano Atlântico, na costa noroeste da Irlanda do Norte, oferecendo vistas espetaculares para o oeste sobre Downhill Strand em direção a Magilligan Point e County Donegal e à praia Este Castlerock em direção a Portstewart, Portrush e Fair Head.

O acesso a este lugar é feito por uma linda floresta. No dia em que fizemos esta viagem era a semana do halloween, pelo que tivemos direito a um trilho especial.
    

Giant’s Causeway
A Calçada dos Gigantes é a prova de que a Mãe Natureza oferece as atrações turísticas mais dramáticas. A maravilha natural é composta por cerca de 40.000 colunas poligonais de rochas de basalto, formadas pela antiga paisagem vulcânica e estendendo-se ao longo da costa como uma série de trampolins gigantes. Uma viagem de um dia pela Calçada dos Gigantes, saindo de Belfast, é uma das excursões mais populares do país, com os visitantes aproveitando a oportunidade única para percorrer uma das rotas mais peculiares da natureza.
  


Dunluce Castle
O Dunluce Castle está localizado dramaticamente perto de um promontório que mergulha diretamente no mar, ao longo da costa Norte de Antrim, e era a sede do clã MacDonnell. Há evidências arqueológicas de uma vila que cercou o castelo que foi destruída pelo fogo em 1641. O local também testemunhou o naufrágio de um navio que se partiu nas rochas de Islay em 1857, com a perda de 240 vidas. Este castelo foi palco das filmagens da Guerra dos Tronos e serviu para recriar a fortaleza das Ilhas de Ferro da série.
Dark Hedges
O Dark Hedges é uma avenida de faias ao longo da Bregagh Road, entre Armoy e Stranocum, no condado de Antrim. As árvores formam um túnel atmosférico que foi usado como local na popular série de televisão Game of Thrones da HBO, tendo esta avenida tornado-se numa atração turística popular.
    
Glenariff Forest Park
O único percurso neste país de caminhada por várias cascatas foi inaugurado há 80 ano e tem 3 km de caminho, que passam por uma Reserva Natural Nacional, Glenariff Forest Park. É um lugar maravilhoso e mágico, com cascatas bonitas e árvores gigantes..
   

Cushendun Caves
Não é um lugar muito fácil de encontrar, por isso, aconselho a colocar esta morada no GPS e perguntar quando chegar à vila. Cushleake Rd, Ballymena, Código Postal BT44 0QB.
Formada há cerca de 400 milhões de anos, as cavernas e grutas de Cushendun já foram local de gravações da série Guerra dos Tronos. A formação rochosa foi o cenário do nascimento da sombra de Melisandre, na segunda temporada da série, que viria a matar um dos postulantes a rei de Westeros, Renly Baratheon.

The Glens of Antrim
Esta área é conhecida localmente como simplesmente The Glens, é uma região do Condado de Antrim que compreende nove vales que se podem ver com um passeio pela costa norte e nordeste. As principais cidades e vilas dos Glens são Ballycastle, Cushendun, Cushendall, Waterfoot, Carnlough e Glenarm.
Não perca a fabulosa vista de Thor Head, um lugar a não perder...
          
Belfast
Não exploramos muito a capital, Belfast, mas é algo que aconselho a ver, apesar de não ter sido o lugar mais bonito deste país, na minha honesta opinião. 

---
Um pouco de história

Pelo facto de ser tão próxima da Escócia e dos canais marítimos que levam à Inglaterra e ao País de Gales, a Irlanda do Norte há muito que testemunha gerações de recém-chegados e emigrantes, incluindo celtas da Europa continental e vikings, normandos e anglo-saxões. As diferenças culturais subjacentes a muitos dos problemas sociais contemporâneos da Irlanda do Norte têm uma história longa e conturbada. A região tem ligações duradouras com partes do oeste da Escócia, fortalecidas por constantes movimentos populacionais. Após as invasões dos Tudors e particularmente após os assentamentos forçados, ou plantações, do início do século XVII, os elementos ingleses e escoceses foram ainda mais diferenciados dos irlandeses nativos pela sua fé protestante. Dois grupos distintos e muitas vezes antagónicos (o irlandês católico romano indígena e o inglês protestante e escocês imigrante) datam desse período e tiveram um papel significativo na moldagem do desenvolvimento da Irlanda do Norte. Os colonos dominaram o condado de Antrim e o norte de Down, controlaram o corredor de Lagan em Armagh e também formaram poderosas minorias em outros lugares.

Desde a década de 1920, quando a Irlanda do Norte foi oficialmente separada da República da Irlanda, foi atormentada pela violência sectária. Em 10 de abril de 1998, o Acordo da Sexta-feira Santa  (Acordo de Belfast ou Good Friday Agreement) foi assinado por representantes de várias facções políticas na Irlanda do Norte, abrindo o caminho, muitos pensavam, para o fim dos problemas intratáveis.



Comentários